Como escolher o nome da sua marca ou empresa?

webdesigner_marca1

No mundo tem infinidades de marcas geralmente as que lembramos são porque temos gostado mais que outras, tanto seja porque compartilhamos ideais de qualidade ou de tantas publicidades ingeridas em nosso meio. Independentemente de como tenha surgido nós às consumimos.

Mas como fazer uma marca grande ou dar um nome a sua empresa talvez exista vários pontos de vista, mass aqui vai algumas dicas importantes, vejamos:

 

Umas das dicas é analisar bem o que vamos oferecer  ou vender, e como queremos que nosso publico nos veja, lembrando que o negócio que irá fazer tem que gostar mesmo do que faz.

Eu particularmente nunca vi uma marca de sucesso que não gostasse do que faz e quando faz, se faz bem feito!

Sócios e bom ou não? eu pessoalmente aconselho escolher bem a pessoa, analisar e definir os pontos, responsabilidade conforme o tema. Imagina você com 10 anos de experiência em marketing receber ordem de quem nunca vendeu um produto o serviço.

O nome a ser criado tem que ser compartilhada pela sociedade conforme valores e princípios da marca a ser criada, vai que o sócio queira trocar o nome após de 3 anos de funcionamento e isso pode trazer consequências.

Mas como escolher o nome da marca? O nome tem que ser atrativo, tem que ter atração, e fazer a pessoa pensar pelo formato, símbolo, ou cores, o que representa para nós, e de fácil compreensão.

Quando imagino uma marca de tênis, lembro da marca NIKE, mas não compro pelo nome, compro porque é de qualidade e tem um bom design, talvez quando exista um tênis com a mesma qualidade e visual faça outra escolha, mas ainda não o ache o que representaria para mim a marca e qualidade.

Tentar não deixar o nome parecido a outras marcas nem mesmo deixar esquisito, não deixar tipo: SKOLT,MARISSO,NIKI, DELLO, ou tipo Rey da Batata Rey do Tomate.

Quando imagino um nome de marca como por exemplo: “Rey da batata”, logo penso: um cara de 200 kilos com full colesterol e batata jogada por toda a casa!

Um bom nome é o que lembramos em poucos minutos, certo?

Não esquenta pela concorrência para cada negócio existem diferentes tipos de consumidores e clientes, e todo concorrente sempre tem algum erro.

Não crie uma marca com imagem de fundo nem mesmo um nome amarelo com fundo branco. Pode  parecer brincadeira mas já vi casos assim…

Nome de domínio? Se teus fins de negócios são locais dentro do país o certo seria o site: meudominio.com.br  Agora se estiver pensando em uma visão maior ou internacional melhor utilizar apenas o .com, exemplo: meudominio.com

Não criar nomes genéricos ou geral tipo CARRO, TECNOLOGIA, DESIGN, SOLA, porque dificilmente irão achar nomes deste gênero livres para domínio!

 

Não esqueça do slogan, a frase pode acompanhar por um bom tempo talvez até ser trocada dependendo da campanha ou uma nova visão.

Bom espero poder ter ajudado.

Abraços e boa sorte!

Autor: Roger Ugarte

About Author

admin